top of page
Buscar
  • Foto do escritorVida MultiCare

Gestão de Cuidados Domiciliares e a Família

Atualizado: 29 de mar. de 2019



Gestão da clínica é um termo genérico que engloba uma série de atividades em que os profissionais de saúde devem envolver-se, a fim de manter e melhorar a qualidade do cuidado prestado às pessoas assistidas e assegurar a responsabilidade total do sistema para com elas. Neste post, vamos falar sobre essa gestão da clínica dentro do ambiente domiciliar. Que aqui denominaremos de Gestão de Cuidados Domiciliares.


Quando uma empresa de atendimento domiciliar em saúde, com equipe multiprofissional envolvida no plano de cuidados da pessoa beneficiada, se propõe a fazer esse tipo de atendimento deve entender que o domicílio trata-se de um cenário caracterizado por diversas particularidades, portanto, desenvolver assistência no domicílio exige, por parte dos profissionais de saúde, uma adaptação ou utilização de outras ferramentas específicas para a prestação do cuidado. Exige também um papel de responsabilidade e autonomia dos participantes, ou seja, paciente assistido e família. Como assim?


Os profissionais de saúde que vão prestar determinado atendimento a uma pessoa em seu domicílio devem entender que eles não irão apenas entrar na casa, fazer seu atendimento focado apenas no paciente e ir embora. Os profissionais devem envolver a família em todo o processo de cuidado, afinal, na modalidade de gestão de cuidados, a equipe multiprofissional não permanece 24h na casa do assistido. Portanto, deve ensinar e envolver a família cuidadora em todos os cuidados, pois é ela que ficará ao lado da pessoa assistida nas outras horas do dia quando os profissionais não estiverem.


A dica do dia é: fique de olho sempre em empresas de atendimento domiciliar que focam apenas no paciente assistido e ignoram a existência da família ou pior, ainda apenas criticam a forma de cuidar e não ensinam como deve ser feito o melhor cuidado.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page